O problema destas lineares é que vc acaba construindo mais um aquecedor do que uma fonte

Para 1V@3A na saida... vc esta torrando em calor (num dissipador gigante) uns 100W !!
[]'s
Moderadores: 51, Renie, gpenga
guest2003 escreveu:Black,
O problema destas lineares é que vc acaba construindo mais um aquecedor do que uma fonte
Para 1V@3A na saida... vc esta torrando em calor (num dissipador gigante) uns 100W !!
[]'s
_blackmore_ escreveu:guest2003
Não sei se é boa, não li os comentários ... mas eu pensei em montar essa fonte aqui ...
http://electronics-lab.com/projects/pow ... index.html
Jorge_Francisco escreveu:É possível? Seria uma boa? Eu preciso de até 2,5A, para alimentar uma bobina. Preciso variar de 1A a 2,5A.
Alguém já montou?
MOR_AL escreveu:Jorge_Francisco escreveu:É possível? Seria uma boa? Eu preciso de até 2,5A, para alimentar uma bobina. Preciso variar de 1A a 2,5A.
Alguém já montou?
Essa bobina que você quer fazer passar essa corrente, já existe? Se ela tem 100 ohms, então está mais para um aquecedor que um circuito magnético.
Pela variação da corrente que você informa, leva a crer que não há necessidade de precisão. Nesse caso, aí vai uma sugestão.
Se a corrente for fixa, use um transformador com uma etapa retificadora.
Para uma fonte entre 1A e 2,5A, e carga de 100 ohms, será necessário uma fonte de tensão entre 100Vcc e 250Vcc.
Só se preocupe com a potência envolvida. Para 2,5A a potência será de 625W. O trafo deverá suprir essa potência, e a bobina deverá dissipá-la.
Acho que está sendo necessário maiores informações. Como está fica muito vago.
MOR_AL
MOR_AL escreveu:Jorge_Francisco escreveu:É possível? Seria uma boa? Eu preciso de até 2,5A, para alimentar uma bobina. Preciso variar de 1A a 2,5A.
Alguém já montou?
Essa bobina que você quer fazer passar essa corrente, já existe? Se ela tem 100 ohms, então está mais para um aquecedor que um circuito magnético.
Pela variação da corrente que você informa, leva a crer que não há necessidade de precisão. Nesse caso, aí vai uma sugestão.
Se a corrente for fixa, use um transformador com uma etapa retificadora.
Para uma fonte entre 1A e 2,5A, e carga de 100 ohms, será necessário uma fonte de tensão entre 100Vcc e 250Vcc.
Só se preocupe com a potência envolvida. Para 2,5A a potência será de 625W. O trafo deverá suprir essa potência, e a bobina deverá dissipá-la.
Acho que está sendo necessário maiores informações. Como está fica muito vago.
MOR_AL
guest2003 escreveu:Jorge,
Se nao precisa de muita precisao nem realimentacao...
Faz um circuito de "Dimmer" ou mesmo uma ponte completa com tiristor, e depois retifica e manda pra bobina... so isso.
[]'s
Jorge_Francisco escreveu:Vamos por partes.
A Bobina já existe, é do tamanho de uma caixa de sapato(numero 44, hehehe). Ela foi fabricada com 5000 espiras de fio AWG 19(ou 17, não lembro).
Existe uma fonte alimentando esta bobina atualmente, só que esta fonte foi feita para testes e ficou(a alguns anos). Ela está ligada diretamente na rede, sem nenhum transformador, ou seja, direto em uma ponte de diodos(parruda), depois vai para um capacitor(gigantesco). E a saída da fonte vai direto para a bobina. Esta bobina serve como um eletroimã.
Segue as medições que fiz agora:
Saída da fonte sem a bobina = 167 Vcc.
Saída da fonte com a bobina = 153 Vcc.
Corrente que circula na bobina = 1,52 A
Resistência medida na bobina = 95 ohms.
Queria regular a corrente desta bobina, se possível gostaria de regular para outros valores de corrente, mas com esse regulador vi que não é possível.
Sobre esquentar, nunca esquentou muito, pode até ser porque ela está envolta em EPOXI.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante