Fonte de Corrente com o LM2576

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor guest2003 » 14 Abr 2011 20:27

Black,

O problema destas lineares é que vc acaba construindo mais um aquecedor do que uma fonte :)

Para 1V@3A na saida... vc esta torrando em calor (num dissipador gigante) uns 100W !!

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 14 Abr 2011 20:50

guest2003 escreveu:Black,

O problema destas lineares é que vc acaba construindo mais um aquecedor do que uma fonte :)

Para 1V@3A na saida... vc esta torrando em calor (num dissipador gigante) uns 100W !!

[]'s

Por isso que pulei fora das lineares tb...
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor proex » 15 Abr 2011 07:42

Francisco, o indutor nao é tão critico assim. No esquema esta especificado 180uH mas pode haver um desvio para mais ou para menos, sem comprometer o funcionamento.

Eu enrolei o indutor com 36 espiras de fio de 1mm, sobre um nucleo de ferrite comum.

Faça isso e depois visualize a forma de onda no ponto depois do indutor, se ainda houver algum vestígio de riple de alta freqüência, coloque mais 10 espiras no indutor. Mas lembre-se que na pratica, é impossivel zerar esse riple.

Guest, a tensão minima será de 5V, isso é uma característica das especificações desse regulador.
proex
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Abr 2011 08:11

_blackmore_ escreveu:guest2003

Não sei se é boa, não li os comentários ... mas eu pensei em montar essa fonte aqui ...

http://electronics-lab.com/projects/pow ... index.html

Olá Blackmore!
Se você precisar de uma corrente de 3A em uma tensão de 3V, aí vai ter problema com essa fonte.
A potência dissipada pelo transistor será de aprox. 90W. Esse dissipador, apesar de grande não vai dissipar toda essa potência. Certamente vai ter que colocar uma ventoinha.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Fonte de Corrente com o LM2576

Mensagempor MOR_AL » 15 Abr 2011 08:26

Jorge_Francisco escreveu:É possível? Seria uma boa? Eu preciso de até 2,5A, para alimentar uma bobina. Preciso variar de 1A a 2,5A.

Alguém já montou?

Essa bobina que você quer fazer passar essa corrente, já existe? Se ela tem 100 ohms, então está mais para um aquecedor que um circuito magnético.
Pela variação da corrente que você informa, leva a crer que não há necessidade de precisão. Nesse caso, aí vai uma sugestão.
Se a corrente for fixa, use um transformador com uma etapa retificadora.
Para uma fonte entre 1A e 2,5A, e carga de 100 ohms, será necessário uma fonte de tensão entre 100Vcc e 250Vcc.
Só se preocupe com a potência envolvida. Para 2,5A a potência será de 625W. O trafo deverá suprir essa potência, e a bobina deverá dissipá-la.
Acho que está sendo necessário maiores informações. Como está fica muito vago.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Abr 2011 11:43

Vamos por partes.

A Bobina já existe, é do tamanho de uma caixa de sapato(numero 44, hehehe). Ela foi fabricada com 5000 espiras de fio AWG 19(ou 17, não lembro).

Existe uma fonte alimentando esta bobina atualmente, só que esta fonte foi feita para testes e ficou(a alguns anos). Ela está ligada diretamente na rede, sem nenhum transformador, ou seja, direto em uma ponte de diodos(parruda), depois vai para um capacitor(gigantesco). E a saída da fonte vai direto para a bobina. Esta bobina serve como um eletroimã.

Segue as medições que fiz agora:

Saída da fonte sem a bobina = 167 Vcc.
Saída da fonte com a bobina = 153 Vcc.
Corrente que circula na bobina = 1,52 A
Resistência medida na bobina = 95 ohms.

Queria regular a corrente desta bobina, se possível gostaria de regular para outros valores de corrente, mas com esse regulador vi que não é possível.

Sobre esquentar, nunca esquentou muito, pode até ser porque ela está envolta em EPOXI.

MOR_AL escreveu:
Jorge_Francisco escreveu:É possível? Seria uma boa? Eu preciso de até 2,5A, para alimentar uma bobina. Preciso variar de 1A a 2,5A.

Alguém já montou?

Essa bobina que você quer fazer passar essa corrente, já existe? Se ela tem 100 ohms, então está mais para um aquecedor que um circuito magnético.
Pela variação da corrente que você informa, leva a crer que não há necessidade de precisão. Nesse caso, aí vai uma sugestão.
Para uma fonte entre 1A e 2,5A, e carga de 100 ohms, será necessário uma fonte de tensão entre 100Vcc e 250Vcc.
Só se preocupe com a potência envolvida. Para 2,5A a potência será de 625W. O trafo deverá suprir essa potência, e a bobina deverá dissipá-la.
MOR_AL
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Abr 2011 11:48

Vamos por partes.

A Bobina já existe, é do tamanho de uma caixa de sapato(numero 44, hehehe). Ela foi fabricada com 5000 espiras de fio AWG 19(ou 17, não lembro).

Existe uma fonte alimentando esta bobina atualmente, só que esta fonte foi feita para testes e ficou(a alguns anos). Ela está ligada diretamente na rede, sem nenhum transformador, ou seja, direto em uma ponte de diodos(parruda), depois vai para um capacitor(gigantesco). E a saída da fonte vai direto para a bobina. Esta bobina serve como um eletroimã.

Queria regular a corrente desta bobina, se possível gostaria de regular para outros valores de corrente, mas com esse regulador vi que não é possível.

Sobre esquentar, nunca esquentou muito, pode até ser porque ela está envolta em EPOXI.

MOR_AL escreveu:

Alguém já montou?

MOR_AL
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor guest2003 » 15 Abr 2011 11:49

Jorge,

Se nao precisa de muita precisao nem realimentacao...

Faz um circuito de "Dimmer" ou mesmo uma ponte completa com tiristor, e depois retifica e manda pra bobina... so isso.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Abr 2011 11:53

A idéia do dimmer é válida, mas se eu quiser algo com ajuste mais fino?

Outra coisa que não comentei, as variações de tensões na rede são grandes para o que eu quero, então queria algo mais estável e que eu pudesse regular a corrente com uma certa precisão.

O importante é que a corrente não mude na bobina com variações da rede, mas que eu posso ajustar manualmente esta corrente.

guest2003 escreveu:Jorge,

Se nao precisa de muita precisao nem realimentacao...

Faz um circuito de "Dimmer" ou mesmo uma ponte completa com tiristor, e depois retifica e manda pra bobina... so isso.

[]'s
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Abr 2011 19:13

Jorge_Francisco escreveu:Vamos por partes.

Bom.
1 - Para variar o valor da corrente, você pode colocar um variac na entrada. Se precisar de isolamento, coloque um trafo com a tensão de entrada e 127 ou 220Vca na saída, antes do variac.
2 - Calculei o valor do capacitor. Deu cerca de 25uF/ mais de 350V. Coloque um de 47uF. Coloque também um fusível com capacidade apropriada.
3 - Para estabilizar o valor da corrente só com realimentação. Aí o buraco vai ser mais embaixo, pois você está lidando com picos de corrente altos (no capacitor da fonte) e com carga resistiva e indutiva. Com triac ou tiristor seria seguro dispará-los entre os ângulos (elétricos) de 90º e 180º. Isso garante que não queimem por disparo indevido. Com carga puramente indutiva, disparando em 90º, a corrente só termina aos 270º e não aos 180º.
4 - Você poderia usar qualquer integrado, acho que até mesmo o que você mostrou. Bastaria considerar a carga como a própria indutância. O circuito básico seria o mostrado abaixo, mas aí precisaria de mais instrumentos. Só valeria a pena se tivesse aí no seu trabalho, alguém que pudesse projetá-lo. Infelizmente eu não acho que você encontraria isso pronto na net.
Imagem
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Abr 2011 20:21

Complicado demais isso pra minha cabeça. Vi outro tópico seu que estava projetando uma fonte para máquina de solda, muitos empecilhos, e morreu o assunto.

Tenho uns Triacs BTB 16A 600V, só não sei como projetar o circuito. Tenho uns MOC 3022(Zero Crossing) também. Vou procurar algo que me ajude.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Abr 2011 13:40

Para uma boa fonte de bancada ela deve ser Linear.

Evita-se a alta dissipação , no caso de limitação de Intencidade de Corrente com
um Pré Regulador de Tensão

ou Seleção Automática do Tap do Secundário Transformador.

Agora Transistor de Potência nem pensar. MOSFET por favor.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 17 Abr 2011 13:38

E Controladores E I

PID Analógico

faltou dizer

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 17 Abr 2011 15:22

Já passou da parte do tópico onde são dadas as sugestões, mas eu queria mostar a minha topologia. A desvantagem, é que por conta da histerese dos comparadores fica com ripple gigante... Mas pra carregar baterias não é problema...

Imagem
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor ze » 18 Abr 2011 11:33

olás
estou neste momento brigando com um projeto semelhantíssimo ao vosso. é uma fonte de corrente para lampada de leds. O circuito é muito tradicional. mosfet canal n chaveando um trafo e os leds na saída. a briga é o trafo. Seria possível identificar se há saturação no núcleo olhando a onda com oscliloscópio? como seria sua deformação? o que seria saturação de núcleo? ela causa aquecimento? como ajustar e otimizar? a frequencia sou obrigado a seguir a do chip de controle. uns 35khz. leds = 20W e 64V o conjunto. Se eu postar as formas de onda voce pode diagnosticar pra mim?

legal seu circuito aquino! o próprio efeito do sinal de comparação vai fazer o chaveamento, é isso? o tip aquece muito? usou dissipador? um fet não seria melhor? o que define a frequencia mesmo? ou não há? neste caso como definiu o indutor? quem sabe uma realimentação negatica e um capacitor (ou RC) entre saída e entrada (-) pudesse dar algum resultado melhor? meu circuito atual é assim. mas é pra controlar o pwm.
obrigado!
ze
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos