Luz Noturna

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor MOR_AL » 06 Jul 2011 20:12

Evandro.
É uma solução legal, mas cara.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor diogo_18sp » 06 Jul 2011 22:34

vale MOR_AL pela aula de calculo
diogo_18sp
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Jul 2011 07:41

Quase que dobrei a corrente nos leds (para 20mA), porém não percebi um aumento esperado na intensidade da iluminação. Acho que 10mA é um ótimo compromisso entre iluminação e consumo de energia.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Alexandro » 08 Jul 2011 08:28

Evandro, eu tenho uma fita dessas q tirei de uma agenda da Cassio q eu tinha, mas nunca consegui ligar ela, ja coloquei 3Vcc q era a tensao da agenda e coloquei até 3Vca mas não acende!

Ja liguei em uma fonte Transformeless um Mcu com led e rele, funciona bem se calculado corretamente, o problema é a segurança do circuito em relação a vida util do capacitor !

Para nao pegar fogo na casa procure usar capacitor X2 q é o mais indicado p/ essa tensao e corrente.

Eu to fazendo um desses iluminadores que funcione com pilhas quando houver falta de energia, mas quero q ele seja o melhor em eficiencia.

Ja vi um projetinho q o cara tirava vinho de uma pilha Velha ! Com menos de 1V ele brilhava 1 LED branco como se fosse duas pilhas novas ! Com certeza era um circuito Step-UP muito eficiente.

O problema é q a maioria dos CI comerciais funcionam com no minimo 3V.
Bom, saí do escopo, mas é isso ai !
Alexandro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Jul 2011 09:47

Alexandro escreveu:Evandro, eu tenho uma fita dessas q tirei de uma agenda da Cassio q eu tinha, mas nunca consegui ligar ela, ja coloquei 3Vcc q era a tensao da agenda e coloquei até 3Vca mas não acende!
Já li alguma coisa a respeito desse componente. Ela era usado como letreiro em ambientes internos e era alimentado com a rede.
Ja liguei em uma fonte Transformeless um Mcu com led e rele, funciona bem se calculado corretamente, o problema é a segurança do circuito em relação a vida util do capacitor !

Para nao pegar fogo na casa procure usar capacitor X2 q é o mais indicado p/ essa tensao e corrente.

Eu to fazendo um desses iluminadores que funcione com pilhas quando houver falta de energia, mas quero q ele seja o melhor em eficiencia.

Ja vi um projetinho q o cara tirava vinho de uma pilha Velha ! Com menos de 1V ele brilhava 1 LED branco como se fosse duas pilhas novas ! Com certeza era um circuito Step-UP muito eficiente.
O step up é eficiente, mas com apenas 1 volt ou 1,5 volts a eficiência é menor.
O problema é q a maioria dos CI comerciais funcionam com no minimo 3V.
Bom com 1,5 volts acho que dá pra fazer um oscilador com transistores.
Bom, saí do escopo, mas é isso ai !

Com a alteração para 20mA e com os leds de 3mm transparentes, com luz azul, durou apenas 24hs. Um dos leds entrou em curto.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor diogo_18sp » 08 Jul 2011 12:31

ola caros colegas olhem este esquema que tem a mesma ideia que o MOR_AL fez...

http://www.circuitstoday.com/led-lamp-from-scrap
diogo_18sp
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Jul 2011 17:36

diogo_18sp escreveu:ola caros colegas olhem este esquema que tem a mesma ideia que o MOR_AL fez...

http://www.circuitstoday.com/led-lamp-from-scrap

Achei interessante alguns detalhes desse circuito:

1 - O diodo zener deve ser necessário quando algum led abrir. Nesse caso a tensão no eletrolítico subiria além de seu isolamento, danificando o eletrolítico.
2 - O resistor de 470k em paralelo com o capacitor tem a finalidade de descarregar o capacitor quando se desliga o circuitinho.
3 - Acredito que a finalidade de dois resistores, cada qual em série com uma fase, tem a função de limitar a corrente no caso de algum outro componente encostar com alguma fase ou o próprio neutro.
4 - A corrente está próxima de 37mA.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EvandrPic » 08 Jul 2011 18:00

Alexandro escreveu:Evandro, eu tenho uma fita dessas q tirei de uma agenda da Cassio q eu tinha, mas nunca consegui ligar ela, ja coloquei 3Vcc q era a tensao da agenda e coloquei até 3Vca mas não acende!

Alexandro, se eu não me engano você precisa "excitá-la" com uma tensão bem mais alta que os 3 VCA que você aplicou nela....
Sugiro que comece com 80 VCA e vá aumentando... A corrente necessária deve ser da ordem poucos de miliamperes.
Provavelmente na tua calculadora tinha esse "excitador".
Dê uma pesquisada na net sobre os valores de tensão.

Imagem
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 32488.html

Esse é mesmo esquema usado nesses painéis eletroluminescente de velocímetro:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... em-kms-_JM

Electroluminescent Paper Demonstration
http://www.youtube.com/watch?v=7DernfD0TjA

EL,el lamp,Equalizer T-shirt,car logo,car sticker,solar flas
http://www.youtube.com/watch?v=V46ygyppj3A

EL_Printing.avi
http://www.youtube.com/watch?v=r_D01D0qFYw
EvandrPic
Dword

Mensagempor RobL » 13 Jul 2011 16:01

1 - O diodo zener deve ser necessário quando algum led abrir. Nesse caso a tensão no eletrolítico subiria além de seu isolamento, danificando o eletrolítico.

Não só. Isso é outra vantagem além das mais importantes, por isso opta-se por um zener.

Motivo 1:
Um transiente(sentido direto) não absorvido pelo C (eletrolítico) poderia ser absorvido pelo zener. Qualquer transiente passa fácil pelo primeiro C de poliéster.

Motivo 2:
Nestas fontes, não há nenhuma indutância em série com a linha.
O problema é que os Leds são muito sensíveis a tensão reversa (tensão da ordem de unidades de Volts).
Ao ligar, sobre um pico negativo da linha, os diodos retificadores (lentos) levam certo tempo para bloquear. Esta tensão reversa (não totalmente, o valor de pico) aparecerá sobre os leds. Neste caso o diodo zener entra (no modo direto) melhorando a proteção.
Quando há indutores (trafo), este efeito é minimizado.

Sobre os dois resistores:
Há dois fortes motivos:

1- O mais importante, a tensão de trabalho máxima em um resistor de 1/2 W é da ordem de 180V, poucos observam isto (mesmo que aplicado baixa potência < 1/2 W). Tensões maiores pode rachar o filme resistivo (por campo elétrico, não por potência). Por este motivo se coloca 2 ou 3 em série. Profissionalmente, usar nesses casos resistores de fio. Estes podem trabalhar com até 500V e surtos de curta duração, com picos maiores.

2- O outro motivo é de ordem prática, reduzir o tamanho do resistor, ou encontrar mais facilmente no mercado o valor da potência requerida.
Para esses circuitos o confiável são os resistores de fio.

No desenho apresentado o item 1 foi o observado pelo projetista.

Cabe observar que o led não deveria ser danificado com 20mA, salvo se for um led especial que não conheço.

E para terminar, a luz no inferno é de um tom fraco rubro quase sem emissão. Aconselho a andar com a mão a frente do rosto para não topar com o corno em algum lugar, ou engalhar com o do chefe.
Quem disse que algum de nós vai para o céu ??? Usando silício, somos devastadores como grilos em plantação.
RobL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Ago 2011 21:53

E este ?

Imagem

R$ 59 ----> 3 mt

Azul , Blanco, Vermelho

http://multilogica-shop.com/

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 14 Ago 2011 00:38

"E para terminar, a luz no inferno é de um tom fraco rubro quase sem emissão. Aconselho a andar com a mão a frente do rosto para não topar com o corno em algum lugar, ou engalhar com o do chefe.
Quem disse que algum de nós vai para o céu ??? Usando silício, somos devastadores como grilos em plantação."
.
essa luz rubra vem da luciferina, encontrada tambem em vaga-lumes. Lucifer detem a patente desse processo, complexo demais para o entendimento dos simples mortais.
jorgeluiz
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos