Moderadores: 51, Renie, gpenga
Alexandro escreveu:Evandro, eu tenho uma fita dessas q tirei de uma agenda da Cassio q eu tinha, mas nunca consegui ligar ela, ja coloquei 3Vcc q era a tensao da agenda e coloquei até 3Vca mas não acende!
Já li alguma coisa a respeito desse componente. Ela era usado como letreiro em ambientes internos e era alimentado com a rede.
Ja liguei em uma fonte Transformeless um Mcu com led e rele, funciona bem se calculado corretamente, o problema é a segurança do circuito em relação a vida util do capacitor !
Para nao pegar fogo na casa procure usar capacitor X2 q é o mais indicado p/ essa tensao e corrente.
Eu to fazendo um desses iluminadores que funcione com pilhas quando houver falta de energia, mas quero q ele seja o melhor em eficiencia.
Ja vi um projetinho q o cara tirava vinho de uma pilha Velha ! Com menos de 1V ele brilhava 1 LED branco como se fosse duas pilhas novas ! Com certeza era um circuito Step-UP muito eficiente.
O step up é eficiente, mas com apenas 1 volt ou 1,5 volts a eficiência é menor.
O problema é q a maioria dos CI comerciais funcionam com no minimo 3V.
Bom com 1,5 volts acho que dá pra fazer um oscilador com transistores.
Bom, saí do escopo, mas é isso ai !
diogo_18sp escreveu:ola caros colegas olhem este esquema que tem a mesma ideia que o MOR_AL fez...
http://www.circuitstoday.com/led-lamp-from-scrap
Alexandro escreveu:Evandro, eu tenho uma fita dessas q tirei de uma agenda da Cassio q eu tinha, mas nunca consegui ligar ela, ja coloquei 3Vcc q era a tensao da agenda e coloquei até 3Vca mas não acende!
1 - O diodo zener deve ser necessário quando algum led abrir. Nesse caso a tensão no eletrolítico subiria além de seu isolamento, danificando o eletrolítico.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante