Utilizando Memoria ROM 27C256/512...

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Utilizando Memoria ROM 27C256/512...

Mensagempor Alirio926 » 24 Jul 2011 23:10

Boa noite!
Estou precisando gravar alguns dados em uma memoria ROM tipo 27C mas não entendi o processo de endereçamento pos o 27C512 por exemplo tem A0-A15 entradas de endereçamentos. Alguem poderia me ajudar a entender como funciona este tipo de endereçamento? Tenho 2 dias procurando no google mas não encontrei nada que me fizesse entender...
Alirio926
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Mensagempor KrafT » 25 Jul 2011 08:16

Bom, aqui o google retornou 161000 resultados...

Datasheet: http://www.play.com.br/datasheet/27C512.pdf

Pelo que entendí, voce não sabe como se endereça um byte dentro da eprom?
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Mensagempor Alirio926 » 25 Jul 2011 09:20

Obrigado pela resposta e Datasheet, este ultimo já possuo.
Minha duvida é com relação ao endereçamento.
Poderia me fornecer um exemplo de como endereçar um byte(Qualquer) no ultimo endereço desse ROM utilizando A0-A15(16 endereçadores) < pois esta é minha duvida, se meu raciocinio estiver correto seria:
Binario: 1111111111111111111 < 19
Hex: 7FFF
Decimal: 524,287 (512k).

Seria a mesma logica para memoria RAM, com A1-An...?
Grato!
Alirio926
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Mensagempor mastk » 25 Jul 2011 09:48

Isso, o que vc jogar nas linha de endereço são será o dado que deseja acessar, seja para escrita (atendendo a tensão de programação e seus outros por menores) seja para leitura e vale a mesma historia para RAM.

Atente no datasshets aos pinos de CE, WE, OE e similares.
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Mensagempor KrafT » 25 Jul 2011 09:56

Bom os 512 se referem aos bits que o chip "contem", isso é uma questão comercial, afinal soa melhor 512 do que 64.

Com 16 linhas de endereço, dá para endereçar os 64k (65536 bytes) da referida memória. O enderenço possível vai de 0x0000 a 0xFFFF. o que dá os 65536 bytes.
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Mensagempor Alirio926 » 25 Jul 2011 15:44

Entendi, na verdade estava lendo o chip de forma incorreta, pois entendi que o 27C512 por exemplo teria 512kb de alocação, quando na verdade tem somente 64Kb.
A duvida era como endereçar 512Kb sendo que tenho apenas 16 endereçadores, agora q sei que o chip é 64kb os 16 endereçadores cabem na medida ^^, Muito obrigado.
Vi na ultima semana um despisitivo que foi meu sonho de consumo quando criança ^^.
Um cartucho de Snes com leitor de cartão SD. Vi outro com memoria rom e PIC onde o usuario escolhia o jogo num LCD+PIC e o hardware gravava a imagem na rom.
Pensei em fazer com RAM, mantendo o chip ligado apos a gravação na memoria e chaveando eletrônicamente para o snes console. Assim ele não perderia o jogo gravado, e acredito que seria mas rapido q gravar em ROM.
Não tenho intenção de fazer isso para uso comercial, servirá apenas para aprendizado pois, é a 1º vez que mexo com ram~rom, e para uso pessoal.

Grato pelas respostas!!!
Alirio926
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Mensagempor KrafT » 25 Jul 2011 16:30

Não desprezando teu ímpeto criativo, não seria mais produtivo voce se focar em algo que possa ter gerar algum retorno em dinheiro e/ou profissão?

Exemplos:

Se voce gosta de jogos, porque não esquecer o hardware e trabalhar com jogos para dispositivos móveis?

Ou se voce gosta de hardware, poderia seguir um caminho de plataforma de hardware open-source like this: http://belogic.com/uzebox/index.asp

Mas se voce que algo da moda, que tal projetos de conversão de energia para fontes renováveis, smart-grid, etc?
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Mensagempor Alirio926 » 25 Jul 2011 18:35

Hoje tenho eletrônica como Hobby apenas, gosto de tecnologia e desafios mas meu trabalho não de da muito tempo.
Mas não tenho muitas ideias p/ projetos, esse do cartucho eu gostei até porque coleciono consoles antigos, tenho varios aqui em casa ^^.
De qualquer forma obrigado pela dica, esta corretíssima.
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Mensagempor mastk » 25 Jul 2011 20:17

Fica seu criterio, mas:

http://pinouts.ru/Game/CartridgeSnes_pinout.shtml

E uma ideia.

Imagem

E se tiver um neogeo cartucho por um preco camarada, me da um toque.
Editado pela última vez por mastk em 26 Jul 2011 17:54, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Alirio926 » 25 Jul 2011 22:55

Tenho alguns chips de memoria ram antigas aqui e vou tentar utiliza-las no projeto.
Este chip HYB5117405 tenho que endereçar row e col, lhe no datasheet que tem uma ordem para tal endereçamento, até ai tudo bem, mas não conseguir enteder os graficos que dizem o modo de operação, seja read ou writer. Todos os datasheet que baixei esta com Graficos, vou tentar efetuar alguns testes pra tentar decifrar os graficos, mas se alguem conhecer tal chip ou consegue entender os graficos e poder ajudar agradeço(entendi um pouco apenas do grafico)
Vou procurar chip com mais endereçamentos já que o Snes trabalha até com 23 endereços, e geralmente os chips dos cartuchos são de 18~19.
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Mensagempor andre_luis » 25 Jul 2011 23:47

Alirio926 escreveu:...pois entendi que o 27C512 por exemplo teria 512kb de alocação, quando na verdade tem somente 64Kb...


512kb é acapacidade total em BITS, e não em BYTES.
Meio que ultiplicaram a magnitude do barramento de endereços pelo tamanho do barramanto de dados, se é que isso faz sentido.

512kb = 64KB = 8 x 64Kb
( 1 B = 8 b )



+++
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Mensagempor mastk » 26 Jul 2011 17:12

Esse CI, HYB5117405 é uma memoria DRAM seu uso é complexo e acredito que não cabe ao cartucho, dado que seu complexo, e vc deve questionar o porque disso eu digo...

...As memorias dinamicas, podem ser vistar como cada celula sendo um capacitor, naturalmente a carga da celula vai se perdendo pela propria resistencia parasite intrisica ao componente e durante os processos de Leitura.

Com isso se faz nescessario que a memoria seja refrescada periodicamente e cada leitura, esse processo é chamado de REFRESH e toma tempo disponivel na memoria.

Todos esse pormenores das DRAM, fazem são compensados pelo seu baixisimo custo.

Simplificando, DRAM são baratas e chatas de usar.

Eu olhei a pinagem do slot do cartucho do SNES e não vi nenhum pinos de gerenciamento de DRAM, porem há CHIP_SELECT de RAM, o que me leva a crer que nos cartuchos temos alguam SRAM, que provavelmente são as "baterias" manja?

As SRAM, são as RAM normais, cada celula de memoria tem um flip-flop, são muito mais rapidas que as DRAM e muito mais caras, em função da relação densidade/custo, porem são simples de usar.

Se pretende fazer um cartucho com SRAM parceiro pode ficar caro parceiro, recomendo EEPROM ou Flash. Tipo as 29c040, eu tenho algumas aqui, mas não consegui gravar nela, mas nao tema que eu sou burro.
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Mensagempor mastk » 28 Jul 2011 10:50

O que vc procura parceiro se chama EVERDRIVER:

Imagem

E tem esse a venda:

http://krikzz.com/severdrive.html

Acho triste, alguem como vc poderia se tornar intimo com o hardware do SNES, porem agora continua sendo apenas um jogador.
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Mensagempor Alirio926 » 30 Jul 2011 19:08

http://www.ezoflash.com/ezoflash.htm programador.

Realmente esse chip não serve pro meu proposito, a ideia de usar ram e nao rom, seria pra ler de um sdcard, gravar na ram(mantendo a ram ligada por bateria) e rodar no snes, pra trocar de jogo era só, desligar o snes, e rodar o programa no avr outra vez.
Utilizando rom sim ficaria muito mas facil,... mas não tenho rom de 512k+ comigo e no ML só estou achando rom caro porque esses chips são utilizados em carro.
Esse projeto é apenas com intuito de por em pratica o que aprendi lendo sobre avr's. e ja que coleciono Consoles, queria ter um cartucho desses feito por mim.
http://chn.bplaced.net/index.php?doc=mc ... heets.html
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Mensagempor mastk » 01 Ago 2011 14:03

É dificil achar qualquer tipo de memoria na rua acima de 512Kb;

Se (desejar)
Tem na rua por uns R$10,00 AT29C040, que são de 512KB;
Oitro delas, são o bastante para os maiores cartuchos de SNES os de 32Mb.

Senão
Eu tambem só por praticar estou estudando o Mc68000, manja? Do mega driver, neo geo e outros e já tive alguns resultados:

http://www.youtube.com/watch?v=VXklnC2fITQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=nyT4kodUZzw

Na minha humilde opnião de bosta, pode pegar e estudar algo assim é divertido e prazeroso demais, eu recomendo.
Editado pela última vez por mastk em 02 Ago 2011 11:09, em um total de 1 vez.
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