por mastk » 26 Jul 2011 17:12
Esse CI, HYB5117405 é uma memoria DRAM seu uso é complexo e acredito que não cabe ao cartucho, dado que seu complexo, e vc deve questionar o porque disso eu digo...
...As memorias dinamicas, podem ser vistar como cada celula sendo um capacitor, naturalmente a carga da celula vai se perdendo pela propria resistencia parasite intrisica ao componente e durante os processos de Leitura.
Com isso se faz nescessario que a memoria seja refrescada periodicamente e cada leitura, esse processo é chamado de REFRESH e toma tempo disponivel na memoria.
Todos esse pormenores das DRAM, fazem são compensados pelo seu baixisimo custo.
Simplificando, DRAM são baratas e chatas de usar.
Eu olhei a pinagem do slot do cartucho do SNES e não vi nenhum pinos de gerenciamento de DRAM, porem há CHIP_SELECT de RAM, o que me leva a crer que nos cartuchos temos alguam SRAM, que provavelmente são as "baterias" manja?
As SRAM, são as RAM normais, cada celula de memoria tem um flip-flop, são muito mais rapidas que as DRAM e muito mais caras, em função da relação densidade/custo, porem são simples de usar.
Se pretende fazer um cartucho com SRAM parceiro pode ficar caro parceiro, recomendo EEPROM ou Flash. Tipo as 29c040, eu tenho algumas aqui, mas não consegui gravar nela, mas nao tema que eu sou burro.