plaquinha mágica

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor phophollety » 19 Jan 2007 12:09

Que bom Brasilma, muito útil essa informação de que pontos extras são ilegais se cobrados... pena que só seja assim para sinais abertos como tv a cabo não codificado....

Sim.. esse assunto todo é muito complicado... mas a radio-escuta, se fosse proibido realmente a Anatel proibiria a venda de rádios que tem ampla faixa de escuta, ou mesmo de scanners, que alguns modelos vão desde de 100KHz até 2,3 GHz, de banda corrida, passando por celular digital e tudo mais..., eu mesmo possuo um que vai de 100KHz a 900MHz, todos os radio amadore fazem radio-escuta, então não considero isso crime..
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

meu ponto de vista. Se tiver errado, POR FAVOR, me corrijam.

Mensagempor ernande_filho » 20 Jan 2007 01:58

Esse é o meu ponto de vista. Se tiver errado, POR FAVOR, me corrijam.

Acredito que o fato de captar o sinal de tv por assinatura é errado pelo seguinte motivo: vc conecta ao satélite deles (em outras palavras: roubando a "banda"). Trata-se de um satélite privado. Diferente de captar um sinal do ar. Se uma empresa estiver transmitindo um sinal criptografado e vc captar (sem usar os equipamentos dela) e descriptografar, não acho errado, mas é errado retransmitir esse sinal, ou divulgar o metodo e etc...

Não sei se fui muito claro, mas é assim que estou pensando. Volto a dizer: SE ESTIVER ERRADO, POR FAVOR, ME CORRIJAM.

Mas já que o assunto é tv por assinatura, me digam: como é que eles fazem pra saber se o cliente tá em dia com o pagamento? Como eles transmitem essa infornação pro receptor? ou não transmitem? expliquem aí...
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor brasilma » 20 Jan 2007 18:22

Ernande - apenas para que não haja ma interpretação - os comentários que fiz neste tópico até agora foram sobre TV a cabo.

Sobre a questão de RF, não é errado receber qualquer sinal que chegue a você, quem os transmite violou primeiro o direito a privacidade, nos "bombardeando" com as ondas eletromagnéticas.

O que não pode, seria uma pessoa modificar um receptor de uma empresa para assistir canais pelos quais não tenha pagado.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Sou um zero a esquerda em transmissoes via satelite.

Mensagempor ernande_filho » 20 Jan 2007 18:57

brasilma, no caso de uma tv por satelite, a pessoa tem que ir pegar o sinal no satelite dela, certo?
Então já começaria aí o erro? A pessoa estaria invadindo o espaço da empresa sem ser sócio dela.

Pessoal, ainda tenho uma dúvida. Quem souber a resposta, me explica.

ernande_filho escreveu:Mas já que o assunto é tv por assinatura, me digam: como é que eles fazem pra saber se o cliente tá em dia com o pagamento? Como eles transmitem essa infornação pro receptor? ou não transmitem? expliquem aí...
Ernande Filho

ernande_filho
Byte

Mensagempor phophollety » 20 Jan 2007 23:46

Até onde eu sei o sistema funciona assim..

Todos os canais são transmitidos. para todos os receptores.. e todos os receptores podem e captam todos os sinais transmitidos... entretanto cada aparelho está programado para limitar o número de canais decodificáveis...

Se você não paga. o satélite envia uma mensagem para o recector número 000011 por exemplo. e ele é bloqueado.. mas todos receberam esse comando. entretando todos exceto o 000011 o ignoraram.. o e 000011 aceitará e se bloqueará...

Então eu acho que não é crime ao meu ver você bolar um receptor e captar os sinal para decodificá-lo... pois está no ar..... diferente de quando se sobe no poste e liga-se um cabo clandestino. ai sim. crime!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 21 Jan 2007 11:06

Ernande,

Ninguém "pega sinal" de satélite nenhum, os satelites é que transmitem.

A explicação do Phopho complementa a minha.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ernande_filho » 21 Jan 2007 11:30

Valeu phophollety, Valeu brasilma.

É perguntando que se aprende.
Ernande Filho

ernande_filho
Byte

Mensagempor phophollety » 24 Jan 2007 01:44

Agora mudando um pouco de assunto.

Já ouviram falar que alguns radioamadores norte americanos e europeus tem utilizado de antigos satélites fora de uso, mas ainda ativos, estado unidenses e de outras nações para comunicação (antigos que trabalhavam em VHF e UHF e não como os atuais em microondas)

O que pensam a respeito? Se um satélite é completamente esquecido e muito dificilmente será utilizado pelo governo ou por alguma empresa sendo apenas um lixo espacial consideram crime utilizar? Consideram crime esse tipo de "hacking", sempre lembrando, não é usado para o mal....

Satélites velhos tem que ficar lá inúteis ou devem passar a serem usados pela comunidade?

(por exemplo, com uma placa ligada a entra de som do pc e a saido do rádio amador vhf pode-se receber as imagens do NOAA em 150MHz)
phophollety
Dword

satelite radioamador

Mensagempor tecman » 25 Jan 2007 00:39

este satelites eram de usos americano para ensaios de guerra são conhecidos como satcom,e alguns como o bolinha em 255,550mhz pode ser facilmente ouvido por um transconversor plugado a um radio vhf ou ate mesmo nos radio que vão nesta frequencia como os icons,vertex yaesu,motorola,kenwood e outros ai a muitos brasileiros falando lá !!
tecman
Byte

Mensagempor enigmabox » 25 Jan 2007 07:57

Sou radioescuta por muito tempo. E a um tempo atras, consultei a Anatel a sobre este assunto. Resumindo, você pode montar uma antena , criar um receptor e escutar qualquer banda, mesmo dedicado a serviços privados ou de segurança. Mas somente poderá faze-lo dentro de seu ambiente, não divulgando ou vendendo as informações ao publico.
No caso da recepção da emissão de RF de radios e satelites, não se tratando de um contato fisico, não há nenhuma restrição em relação a escutar o sinal. Mas no caso de captar o sinal de tv a cabo, sem pagar, vc esta fazendo um contato fisico com um receptor, roubando o sinal. Isso sim é crime.
Se vc construir um transmissor caseiro ou operar um equipamento de radiocomunicação, o sinal emitido devera estar dentro do seu ambiente, se não me engano não podera emitir mais do que 100mt. Pois acima disto vc deverá ser radioamador filiado.
No caso de modificar receptores comerciais, também é proibido, porque vc está alterando um projeto comercial que possue patente, sem a permissão do fabricante.
No EUA há varios grupos de "aficcionados por radiocomunicação" que perseguem satelites militares , aqueles que fazem rastreamento territorial, conhecido como satelites espiões. E captam o sinal, mesmo assim não há restrição, isto é, não se pode distribuir ou vender a informação.
Agora, enviando um sinal para um satelite ou uma repetidora de sinal terrestre, vc deverá ser radioamador cadastrado aqui no Anatel ou no caso de radioamador dos EUA na ARRL. Depois verificar se vc pode emitir nesta frequencia, verificando sua classe de operação e modalidade(AM,FM,DSB,SSB,etc). Se vc emitir uma RF numa frequencia. não permitidada ou numa modalidade não permitida, vc estara emitindo de modo clandestido, podendo ser punido e poderá perder sua licença.
enigmabox

Mensagempor phophollety » 28 Jan 2007 01:18

Uow.. opa. quer dizer que temos PYs aqui, é?

Sou um futuro PU2, só preciso prestar o exame :roll: jehejh

Eu tenho um VX2, sei que ele faz link. mas tenho que ver melhor. alguém ai usa o VX2 da Yaesu?
phophollety
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos