por sergiotronic » 25 Nov 2011 09:49
Caraca galera, cada um respondendo uma coisa, isso é que é debate. Mas acho que na pergunta inicial deixei de passar muitas informações mesmo. Mas agradeço a todos, rona, fabim, andre e demais colegas. Só que a questão é a seguinte:
Vou montar um secador com resistências, este secador é aberto (e não fechado como um forno), já faço o comando dele com o BTA-40-600 mas só como relé de estado sólido, ou seja, ligo alguns BTAs em paralelo e tudo funciona bem na potência máxima. Agora que apenas dar um luxo no projeto, quero então variar a potência de zero até o máximo, é só isso, não tem termopar, não tem PID, não tem nada. O tal secador não precisa de nada disso, ele fica 5 minutos ligados e pronto a missão dele está cumprida. Quero apenas dar a opção de ao invés de reduzir o tempo visando gastar menos, reduzir a potência. E aí queria saber se para os TRIAC´s não aquecerem tanto, para a rede não sofrer tanto, qual o melhor método DIMMER ou pulsos ? É apenas isso pessoal, sei que o conhecimento de vocês vai muito além e por isso vieram respostas muito técnicas, mas a coisa é muito simples porém estou AINDA na maior dúvida pois envolve criação de placas,etc, e um método é completamente diferente do outro é claro. Quanto a quantidade de pulsos, a resolução, eu não saberia dizer, não é necessário um controle muito fino. Eu jamais precisarei passar de 60 graus (ou digamos 3400 watts) para 65 graus (ou digamos 3555 watts), até porque não tenho que medir nada disso. Responde aí turma. E mais uma vez obrigado. A propósito é aquecer menos os triacs e não poluir tanto a rede, mas quero variar sem ver a luminosidade das resistências tremer (são lâmpadas).
Valeu