Auxilio APP grafico

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor chipselect » 15 Dez 2011 14:49

fabim escreveu:
chipselect escreveu:Depois de instalar o Ubuntu em duas máquinas diferentes e configurar tudo de novo para o Gumstix com todas as libs, o que consumiu uns 3 dias de dor de cabeça para cada instalação baixando pacote e corrigindo arquivo, eu acabei fazendo a VM... só que fiz ela para usar com Glade, nunca usei QT.

Levei os 3 dias pra fazer a vm com o projeto rodando liso, inclusive no desktop para debugar mais comodamente, mas agora levo 1 hora pra ficar copiando ela pra qualquer hd, só a imagem que é gigante.

Usando o VMWare player (que é de graça) dá até pra botar o bluetooth na VM, conectar via ssh por link de bluetooth com o Gumstix e até rotear a rede IP local entre a VM e o Gumstix via bluetooth para internet, assim o Gumstix "navega" na net também...

Depois que Glade, GTK, PThread, Sqlite, Bluez, WebKit, GLib e etc está "rodando", tanto na VM quanto no Gumstix, o resto é alegria.

Juro que eu tentei entender sobre o que estão falando, mais eu sequer entendi uma terminologia que seja!!!

Vamos ver se a gente faz uma comparação grosseira, não totalmente correta com o MS Windows + Delphi...

GLADE = User Interface Designer (http://glade.gnome.org/). Tradução para iniciantes que vieram do windows/delphi: o glade é uma espécie de editor gráfico para você fazer suas telinhas, como o editor de formulários do delphi, onde você "desenhava" suas telinhas... Diferente do delphi (que fazia tudo pra você), o glade gera um arquivinho (.glade ...) que você pode carregar no seu código usando uma "biblioteca" do glade para montar as telas usando o tal do GTK. Aqui veja que você tem um arquivo de "tela" meio que independente do seu código, basta que os IDs dos "widgets" que você botou no Glade seja o mesmo quando você referencia no código... a vantagem disso é que, se quiser trocar o layout da tela sem compilar o código, basta trocar o arquivo .glade que vai junto com os binários...

GTK = Gimp Toolkit (http://www.gtk.org/). Tradução para iniciantes que vieram do windows/delphi: imagine o gtk como algo quase próximo à vcl do Delphi. Muito grosseiro essa analogia, mas o gtk tem componentes para você construir sua interface gráfica, fornecendo uma API para não se matar tentando fazer tudo à mão.

GLIBC = GNU C Library. Tradução pra iniciantes: biblioteca com funções padrões pra gente usar, funções cômodas. Biblioteca "essencial", me dá o "stdio.h", implementa system calls... imagina que é sua lib de C básica mais muita coisa que tem no Windows.h e etc,

PThread: Posix Threads Programming. Pra quem adora threads, é um prato cheio, nome já é auto explicativo...

SQLite: http://www.sqlite.org ... sem comentários... não imagino um programador que se preze que não conheça ou tenha ouvido falar do sqlite... é default no android, tem no iphone... é meio padrão para database embarcado...

BlueZ: implementa o protocolo Bluetooth...

Webkit: projeto opensource que te fornece recursos para você construir um browser WEB. Eu uso para apresentar as telas de ajuda do aplicativo embarcado, assim não preciso ficar sofrendo e formatando formulários em Glade toda vez que mudam o manual ou o help... falo pros caras me mandarem o help em HTML, só troco o arquivo nos binários, nem compilo. Quando fica pesado, falo pros "fazedores de manuéis": ow, seu html tem que rodar num 486, tá pesado do jeito que tá, limpa o html simplifica e otimiza, deixa de querer dar uma de "designer" e não use transparências...

Agora, na boa, já estou achando que o Fabim tá tirando onda com essas perguntas dele...
chipselect
Word

Mensagempor chipselect » 15 Dez 2011 16:47

fabim escreveu:
chipselect escreveu:Depois de instalar o Ubuntu em duas máquinas diferentes e configurar tudo de novo para o Gumstix com todas as libs, o que consumiu uns 3 dias de dor de cabeça para cada instalação baixando pacote e corrigindo arquivo, eu acabei fazendo a VM... só que fiz ela para usar com Glade, nunca usei QT.

Levei os 3 dias pra fazer a vm com o projeto rodando liso, inclusive no desktop para debugar mais comodamente, mas agora levo 1 hora pra ficar copiando ela pra qualquer hd, só a imagem que é gigante.

Usando o VMWare player (que é de graça) dá até pra botar o bluetooth na VM, conectar via ssh por link de bluetooth com o Gumstix e até rotear a rede IP local entre a VM e o Gumstix via bluetooth para internet, assim o Gumstix "navega" na net também...

Depois que Glade, GTK, PThread, Sqlite, Bluez, WebKit, GLib e etc está "rodando", tanto na VM quanto no Gumstix, o resto é alegria.

Juro que eu tentei entender sobre o que estão falando, mais eu sequer entendi uma terminologia que seja!!!

Tá parecendo que você está é tirando onda da nossa cara...

mas...

Glade (programa e biblioteca): O glade 3 é um editor de tela, gera arquivo tipo xml (extensão .glade) para você usar no c/c++ e gerar os seus "forms". Com a biblioteca glade vc carrega arquivo que foi gerado no Glade 3 e ele vira um form pra voce, como "mágica"...

gtk: imagina que será algo mais próximo da vcl do delphi que você tem hoje pro linux...

webkit: imagina que é uma biblioteca que permite você fazer um browser web fácil fácil.

glibc: é a lib que mais uso, tipo uma stdlib...

PThreads e SQLite, pra quem é programador de verdade, nem precisa falar o que é...
chipselect
Word

Mensagempor tcpipchip » 15 Dez 2011 17:50

Wagner de Queiroz escreveu:
tcpipchip escreveu:A ideia nossa é fazer uma VM do LINUX, onde tudo já esta configurado...onde a pessoa executa o QT, abre o framework.

Miguel, eu já pensei nesta ideia, entretanto esbarrei em dois miseros detalhes:

Desenvolvimento Grafico, vou ler o link do glade acima e ver se é fácil de seguir.

O fato de compilar para um alvo especifico:
- Mini2440 da FriendlyARM, teria que ver que kernel é usado lá para tentar fazer o toolchain para ele. ou compilar com o último kernel.
-Samsung Generico, temos que ver se a solucao mini2440 funcionaria para qualquer samsung.
-Outras placas? Quais? checar que versao de kernel vai ser usado em cada, que processador usa, e ver se da para fazer uma VM base e uma VM para cada placa ou se é possivel ter uma VM para as placas mais usadas.

Eu fiz o toolchain seguindo o tuto do sergio prado, como eu falei, nao é simples de se fazer e tem uns bugs na ferramenta. Montar uma VM com o toolchain nao é complicado, eu mesmo faria, mas precisaria montar um grupo para discutirmos sobre a VM.

E mais, na VM, para transferir a imagem do kernel para a memória NAND Flash do Mini2440, vamos deixar pronto os parametros para o comando (tftp 0x31000000 uImage), onde 0x31000000 refere-se a posição da memória SDRAM onde o arquivo será carregado e uImage ao nome do arquivo que contém a imagem compilada do kernel. Sem o usuario se precupar...apenas click num botao TRANSFER do QT quando o programa nao tiver erros...
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 16 Dez 2011 13:21

Chipselect.

Imagina o cara que sempre programou, sem ter uma abstração de hw no meio do assunto.
E quanto usava abstração, jamais precisou de dar um include "uses" no delphi..
Á quero um componente open-gl, rapidim achava a VCL.
Á quero um componente pra diagramas, bhá!!!

Agora.
Veja.
Pare.
Pense.
Tente outra vez.

X11 eu aprendi o que é.
KDE eu tambem entendi o que é.
GUI blz.

Quando eu programo pro windows, eu não me preocupo com qual interface grafica ele esta lidando, pois é tudo statica no API e nucleo...

Agora no linux. Eu tenho que fazer APPS, para aquela plataforma grafica!! Senão, ja era!!

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 17 Dez 2011 13:23

Fabim' naum vejo nenhum impedimento do cara com ubuntu instalar o QT... nem impedimento do cara que usa kde instalar as libs pra rodar sw feito com gtk se jah naum tiver no sistema dele...

Se quer garantir que as libs existirao, bota como prerequisito e faz os pacotes pros principais distros... o problema eh slakware... na verdade nem eh, pois slakware maniacos se viram...

Naum quer dor de cabeca com isso, use java com swt, tem jni pro seu codigo c.

Benvindo a realidade do linux
chipselect
Word

Mensagempor fabim » 17 Dez 2011 16:56

ai que ta chip..
Minha aplicação não vai ser voltado ao desk-top!!!
é linux embedded, e eu vou na verdade montar a miha GUI...
Só que por tudo que eu ando vendo, to vendo que vou ter algumas centenas de megas na flash, pra rodar algo digamos generico....
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 19 Dez 2011 14:20

Fabim

não sei como você quer utilizar o Linux embarcado, mas eu tive uma dúvida similar no começo do projeto, pois só tinha 128MB de flash...

o que estou fazendo é efetuar boot pelo sdcard, demora um pouco mais mas agora tenho um disco de pelo menos 2G para sistemas, aplicativos, imagens, manuais e banco de dados em sqlite...

Hoje, em vez de atualizar a "flash" da placa, apenas troco o cartão. Na verdade nem isso tô fazendo, eu abro uma conexão via bluetooth usando ssh e atualizo o sistema...

Achei essa opção melhor pois eu fiquei com duas placas aqui com a flash ferrada nos testes de atualização automática, dá muito trabalho concertar ela, a atualização no sd se mostrou mais segura, deixo a flash como um modo de recuperação para resetar o cartão no modo original, pois se o SD não der mais boot, basta resetar o aparelho com um console plugado e mandar ele efetuar boot pela flash interna, ou troco o cartão SD que é muito mais fácil.

Desta forma eu minimizei os problemas de espaço, o pessoal manda os manuais em html e eu mostro no aparelho via webkit... sem me preocupar de garantir que a flash interna da placa esteja intacta, pois não altero mais ela.
chipselect
Word

Anterior

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )