recuperando arquivos: reiser fs

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

recuperando arquivos: reiser fs

Mensagempor chrdcv » 04 Jan 2012 09:19

Saudações!

Tenho (ou tinha) um dual boot em casa com windows XP e Ubuntu 10.04 cujo o file system era o Reiser. Tudo funcionou perfeitamente por quase dois anos quando em um dia, ligando o computador, decubro que ele não mais "sobe" o boot (erro no GRUB).

Como tinha instalado em outro HD o Fedora 14, fiz a checagem de arquivo bem como a "remontagem" do mesmo usando o fsck (na verdade, uma variação deste para o reiser file system). Mas infelizmente não obtive êxito pois novamente o sistema não boota. Estou procurando mais informação se possível de como recuperar os arquivos (estou fazendo uma imagem do HD usando o ddrescue, como precaução).

Para desencargo de consciência, passei o badblocks para uma verificação e o mesmo retornou uma lista enorme de blocos danificados. O interessante é que os blocos retornados estavam contíguos e ordenados, em uma lista muito grande; então, desconfiei de que o disco, fisicamente está em bom estado.

Alguém teria alguma idéia ou suigestão? Não posso contar muito com quem fez o reiser fs, pois o cara atualmente está preso e a companhia parece que fechou: http://pt.wikipedia.org/wiki/ReiserFS

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor polesapart » 04 Jan 2012 09:36

Se você conseguiu checar e montar o fs, o problema provavelmente não é nele especificamente. Tá mais com cara de ser problema na instalação do grub.

Rode um:
Código: Selecionar todos
grub-install /dev/sdX
(onde "X" é o seu hd, se for o unico provavelmente é a letra "a") .. que talvez resolva.

Quanto aos possíveis badblocks, rode o programa badblocks com a opção -n, antes disso tenha certeza que o sistema de arquivos está desmontado. Desta forma ele tentará um teste de gravação não destrutivo, se o disco não estiver com badblocks, deverá passar, se estiver com algumas falhas lógicas (checksum errado no setor) também, e se estiver com alguns de verdade, talvez sejam relocados internamente no hd, o que te dará algum tempo de vida nele para fazer um backup decente. O interessante seria rodar um teste via smart (usando o pacote smartmontools, utilitario smartctl), se o hd estiver indo pra fita geralmente você consegue obter um diagnóstico correto.

Se o hd efetivamente estiver com badblocks, recomendo a troca imediata, da última vez que pão-durei com hd indo pro saco, perdi vários meses de trabalho :P Ok, isto teve mais a ver com o fato de eu não ter backups, mas não vem ao caso ehhehe
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor chrdcv » 06 Jan 2012 23:09

Grande poles, sempre me ajudando! Muito obrigado! Já estou te devendo várias cervas ou refris...

Então meu caro, realizei os procedimentos indicados. Ao tentar re-instalar o grub, a mensagem exibida após a instalação é de sucesso , mas ao reiniciar e selecionar o HD para "bootar", a mesma mensagem aparece: hd0,3 out of disk

Depois dessa nova tentativa frustada, "bootei" com um outro HD e através da ferramenta Disk Utility, efetuei um teste rápido e deparei com o triste resultado: Self-Test: FAILED (ELECTRICAL). Overall Assessment: DISK HAS MANY BAD SECTORS, sendo ainda indicado (inicialmente, já que não é possível realizar um teste completo): 14258 setores defeituosos.

Consegui copiar alguns arquivos que estavam na partição NTFS (OS: Windows XP), mas os dados que estavam (ou ainda estão) na partição cujo o FS é o reiserfs, só consigo montar o volume, não sendo possível copiar nada. Após várias tentativas, consigo através do comando de listagem (ls -al) no diretório /home, consigo ver a árvore de diretórios, mas não é possível nem mesmo copiar os arquivos, pois sempre que tento, uma mensagem alertando sobre erro físico no HD aparece.

Estou na dúvida, perco meus dados e passo a régua no HD, ou continuo tentando (queria mesmo meus arquivos, principalmente meus livros, revistas, etc)?

Valeu!

Christian
chrdcv
Dword

Mensagempor chrdcv » 07 Jan 2012 23:16

Em prosseguimento ao trabalho de recuperação dos arquivos, "googlei" o modelo do HD (Seagate: ST340014A) e para minha surpresa encontrei alguns relatos "interessantes" acerca do meu problema, e tb. sobre alguns modelos Seagate que foram postos no mercado com bugs (algum dos quais reconhecidos pela própria Seagate).

E eu que tinha preferência por HD's Seagate... fiquei decepcionado. Na próxima vez vou pesquisar melhor antes de fazer uma compra de dispositivo de armazenamento. Talvez Western Digital...

Seagate Data Recovery Details:
http://www.advanceddatarecovery.co.uk/datarecovery/hdd/seagate/ST340014.html

Seagate HardDrives (History, Series, Models)
http://www.hddoctor.net/seagate-harddrives-historyseriesmodels/

Seagate ST340014A Data Recovery Information
http://datacent.com/datarecovery/hdd/seagate/ST340014A
chrdcv
Dword

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )