por MOR_AL » 16 Jan 2012 17:32
Me recordo quando projetei e apresentei um circuito não convencional ao meu professor de eletrônica. Ele o chamou de "Fantastron".
Mantidas as diferenças, eu acho que esse circuito é muito estranho, para não diminuí-lo mais ainda.
Vamos lá:
1 - A retificação é de meia onda, quando poderia ser de onda completa, fornecendo o dobro da corrente de carga.
2 - Q1 é um triac, porém só há tensão positiva sobre ele devido a D1. Poderia ser um tiristor.
3 - Não há resistência de carga entre a porta do triac (Q1) e o anodo 1. Isso pode provocar disparo irregular de Q1... Mas há resistor de carga entre a porta do tiristor e o catodo dele (R9), evitando que o disparo seja irregular.
Analisando o funcionamento do circuito:
Considerando que haja uma bateria mas que não esteja com a carga total.
No início do semi-ciclo positivo do secundário do trafo, a tensão no anodo 1 de Q1 é de 12V (bateria sem carga total) ou Vbat-.
Q1 só começará a conduzir quando a tensão retificada for Vbat- mais 0,6V. Observar que Q2 está cortado, pois se estivesse conduzindo não precisaria do circuito em paralelo com a bateria. Bastaria ligar R7 e R8 ao negativo da bateria.
Com a tensão retificada em Vbat- + 0,6v, Q1 começa a conduzir pois a corrente em R7 e R8 é nula, não havendo queda de tensão sobre estes resistores.
Nesse instante a bateria começa a receber carga via Q1 e D1, não havendo nada para limitar a corrente solicitada, apenas as resistências dos enrolamentos de primário e secundário, e de Q1 e D1. Deixar que isso ocorra não é uma boa prática.
Com o aumento da corrente há um aumento da tensão na bateria, pois seu valor seria a tensão em suas células somada à tensão sobre sua resistência interna. Chega um instante em que a tensão no divisor de tensão R1, R2 e R3 vale a tensão de condução de Q2 (0,6V) mais a tensão do zener D3 (5,3V). Aí Q2 começa a conduzir.
Isso faz com que o divisor de tensão formado por R4, R5, R6 e R7 comece a funcionar (R7 e R8 conduzem). A tensão no meio do divisor cai à metade da tensão retificada, que deve se situar um pouco acima de Vbat- mais 0,6V.
Com a tensão entre anodo 1 e gate do triac fica negativa, e a tensão do semi-ciclo ainda está entre 0º e 90º, Q1 só cortará quando a corrente sobre ele for negativa ou após os 90º.
Dependendo da tensão no secundário, pode ocorrer que a corrente de carga na bateria não seja limitada, podendo queimar D1, Q1 ou o secundário do transformador.
Na melhor das hipóteses, esse circuito poderia ser substituído pelo trafo e o retificador, pois a corrente de carga é parecida com a carga de um capacitor, numa retificação de meia onda.
Bom. É assim que eu vejo esse circuito. Caso alguém tenha uma explicação do funcionamento apresentada pelo autor, me informe para eu poder analisar melhor.
O fato é que eu não gastaria tantos componentes nesse circuito, mesmo que eu achasse que ele funcionasse direito.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain