Lá vem a velha história do disparo do TRIAC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Lá vem a velha história do disparo do TRIAC

Mensagempor sergiotronic » 01 Fev 2012 21:01

Pessoal, montei o circuito abaixo, porém o triac tive que usar um BTA-41-600. E eu preciso que seja assim isolado com LDR, não tenho outra alternativa. Mas ocorre que eu não consigo controlar uma bateria de lâmpadas incandescentes (carga total de 3.000 watts em 220 volts). Quando eu giro o potenciômetro percebo que as lâmpadas já acendem num brilho bem acima do qual eu gostaria. O diac é um DB-3. O que está acontecendo é que a corrente no GATE tem que ser alta e este circuito só deve fornecer a corrente mínima para o disparo quando o potenciômetro já está bastante rodado. A pergunta é: Será que reduzindo o resistor de 2,2 K eu estaría melhorando um pouco o ajuste ? Mas até qual valor para evitar queimas de componentes ?...valeu pessoal, abçs.

Imagem
sergiotronic
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Fev 2012 21:33

Você está alimentando o led com valores de corrente que podem ser alterados, mas contínuos. O capacitor C2 mantém a tensão constante sobre ele.
Você tem que fazer aparecerem pulsos de disparo no led, que possam variar com a fase da onda da tensão de entrada.
Como está, vai haver condução do triac quando a corrente no led for tal, que reduza a resistência do LDR. Não haverá quase controle da potência na carga e vai depender muito da variação dos parâmetros dos componentes: LED, LDR e corrente de disparo do triac.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor sergiotronic » 01 Fev 2012 21:42

Moral, na verdade a parte do circuito da esquerda, a que controla a luminosidade do LED, não é esta que aparece na figura mas não é muito diferente desta pois faz a mesma coisa, ou seja, apenas reduz a corrente no LED de forma contínua. Vou montar na matriz algum outro circuito que faça o LED pulsar seguindo assim a sua dica. Mas preciso saber se na parte direita desta imagem está tudo certo ou se tería algo a ser mudado para ficar ainda melhor, tipo 2,2 K ou 100 nF. Pelo que me parece no datasheet do BTA-41 diz que a Igt é de 50 mA. E aí ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor EvandrPic » 01 Fev 2012 22:46

Sergiotronic... existem vários tópicos neste fórum discutindo o assunto, inclusive um tópico aberto por você onde o assunto é amplamente abordado.
Nesse tópico em questão você já tinha postado esse circuito.
Também foi dito a você que o controle de potência por SCR ou TRIAC é baseado na variação do ângulo de disparo do mesmo.
Para fazer esse controle você precisa de SINCRONISMO com a fonte alternada que passa pelo SCR.
Em cada ciclo você vai ter que saber quando da passagem pelo zero (da senoide) para atrasar tanto mais o disparo do SCR quanto menos potência você quer na carga.
Se você entendeu estes conceitos, que são bem básicos diga-se de passagem, fica bem mais fácil pra você resolver o teu problema.

Tópico anterior envolvendo as mesmas questões:
http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=12855

Outra questão:
Porque você não monta o circuito igual o esquema que você postou ou então coloca o circuito que você montou pro pessoal analisar o que você montou.
Você altera o circuito, posta sem avisar que você o alterou, não posta qual a alteração, ainda pergunta porque não está funcionando.
Você está complicando as coisas pra você mesmo.

sergiotronic escreveu:Pessoal, montei o circuito abaixo...

sergiotronic escreveu:Moral, na verdade a parte do circuito da esquerda, a que controla a luminosidade do LED, não é esta que aparece na figura mas...
EvandrPic
Dword

Mensagempor sergiotronic » 02 Fev 2012 05:47

Caro EvandrPic o título do meu atual tópico, se lê-se, veria que eu não esqueci do tópico que eu mesmo postei. Apesar dos esforços seus comentários não ajudaram em nada. Muitas vezes já sabemos as respostas e "precisamos" apenas ler uma opinão de terceiros para embasar aquilo que já desconfiávamos. Agradeço ao Moral e a todos que postam informações úteis em relação aos tópicos criados. Abçs a todos.

[quote="EvandrPic"]Sergiotronic... existem vários tópicos neste fórum discutindo o assunto, inclusive um tópico aberto por você onde o assunto é amplamente abordado.
sergiotronic
Byte

Mensagempor brasilma » 02 Fev 2012 07:18

A solução para o problema, a partir do momento que já se conhece a teoria, é, com um osciloscópio (isolado da rede!!!) ver o que está acontecendo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor sergiotronic » 02 Fev 2012 07:58

Prezados, estou aqui na matriz fazendo testes e já percebi que o problema está no circuito do LED. Fiz o seguinte, tirei o LDR e coloquei um potenciômetro, passou a funcionar muito melhor me possibilitando um ajuste bem maior e bem mais suave. Voltei o LDR e controlei a luminosidade fazendo sombra com as mãos e também variou bem. Coloquei o LED na frente o LDR dentro de um tubo opaco e montei o mesmo circuito original (não o que eu postei aqui) e voltou a dar o problema. É que eu preciso excitar 24 led´s em paralelo. Vou continuar, obrigado a todos.

brasilma escreveu:A solução para o problema, a partir do momento que já se conhece a teoria, é, com um osciloscópio (isolado da rede!!!) ver o que está acontecendo.
sergiotronic
Byte

Mensagempor EvandrPic » 02 Fev 2012 09:31

É sergiotronic... tanto esforço pra nada... um simples dimmer...
Boa sorte. :wink:

sergiotronic escreveu:Caro EvandrPic o título do meu atual tópico, se lê-se, veria que eu não esqueci do tópico que eu mesmo postei. Apesar dos esforços seus comentários não ajudaram em nada. Muitas vezes já sabemos as respostas e "precisamos" apenas ler uma opinão de terceiros para embasar aquilo que já desconfiávamos. Agradeço ao Moral e a todos que postam informações úteis em relação aos tópicos criados. Abçs a todos.

EvandrPic escreveu:Sergiotronic... existem vários tópicos neste fórum discutindo o assunto, inclusive um tópico aberto por você onde o assunto é amplamente abordado.
EvandrPic
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Fev 2012 10:44

sergiotronic escreveu:Moral, na verdade a parte do circuito da esquerda, a que controla a luminosidade do LED, não é esta que aparece na figura .... E aí ?

Caro Sergiotronic.

Siga esses passos para que possamos tentar te auxiliar.

1 - Apresente o seu projeto de forma detalhada, para que possamos entender o que você quer fazer.
2 - Mostre o diagrama esquemático que você tem a dúvida.
3 - Faça perguntas objetivas, de modo a não deixar dúvidas do que você está perguntando. Tente separar as perguntas, para que possamos responder cada uma. Assim poderemos eliminar as partes conflitantes.

Em tempo 1: Talvez o que você esteja precisando é um circuito com o 2N2646. Procure no Google!
Em tempo 2: Achei este outro bem simples. Só precisa adaptar para suas condições:
http://circuitos-rosa.blogspot.com/sear ... om%20TRIAC
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos